O concelho de Ribeira de Pena esteve, até ao início do século XX, sediado no lugar da Venda Nova, então o lugar onde se desenvolvia a vila de Ribeira de Pena. As mudanças políticas ocorridas no início desse século ditaram a mudança dos Paços do Concelho para o lugar do Rosário, junto à Igreja Matriz, desenvolvendo-se então em seu redor o burgo que viria a dar lugar à actual vila e sede do concelho.
O antigo edifício da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, hoje Museu da Venda Nova, acolhe o Centro de Interpretação do Ecomuseu, espaço por excelência de interpretação do território ribeirapenense e ponto de partida para a visita aos diferentes núcleos. Aqui o visitante é convidado a percorrer a história, a arte, as tradições e o folclore, os gestos e a memória colectiva que faz parte da identidade local.
Além da exposição permanente, O Museu da Venda Nova acolhe também exposições temporárias de divulgação do património cultural ribeirapenense. É ainda neste núcleo que se encontram instaladas as reservas museológicas do Ecomuseu, onde são preservadas e estudadas as colecções de património arqueológico, histórico, artístico e etnográfico.
Os horários e contactos estão disponíveis na página do Ecomuseu de Ribeira de Pena.