Concerto de Natal na Aldeia de Limões
Sábado | 30 de Dezembro| 17h30 | Igreja de Limões.
Concerto de Natal protagonizado pelo quarteto de sopros “Trompas Lusas”.
As habituais trompas de harmonia, como antigamente eram conhecidas nas nossas Bandas Filarmónicas, apresentam-se em concerto, dentro do espírito natalício, de uma forma menos habitual até para quem está familiarizado com as Bandas.
Através da interpretação de um repertório clássico, um dos mais talentosos e reputados quartetos de música de câmara de Portugal – as “Trompas Lusas” – será um excelente presente de natal para quem é sensível às mais diversas artes e, neste caso em especial, à arte da música.
O Município de Ribeira de Pena e a Junta de Freguesia de Cerva e Limões promovem esta iniciativa cultural com o objetivo de descentralizar, cada vez mais, a atividade cultural, alargando o seu acesso a toda a população, nos lugares onde as atividades mais eruditas não têm por hábito ser realizadas e assim procura criar e despertar novas sensibilidades na sua população.
Pequeno curriculum “Trompas Lusas”
Desde a sua estreia em 2010, o agrupamento Trompas Lusas tem-se destacado no panorama da música de câmara em Portugal como um dos agrupamentos mais activos e dinâmicos. Apresenta-se com regularidade em Portugal (Casa da Música – Porto) e no estrangeiro, contando com actuações em Espanha, Alemanha, Inglaterra e Finlândia.
Paralelamente à actividade de concertos, o quarteto tem orientado masterclasses e organizado o seu próprio festival, já com três edições realizadas. O Festival Trompas Lusas é um festival ímpar a nível nacional que promove vários eventos dedicados à trompa e no qual têm participado jovens trompistas de todo o país.
O agrupamento aborda um repertório amplo e variado, desde música de caça, barroca, clássica até à música contemporânea e popular. Dá especial atenção à execução de obras com trompas naturais. Colabora com compositores no sentido de alargar o repertório dedicado à formação, tendo estreado obras de Kerry Turner, Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo, Luís Carvalho, Liduino Pitombeira, Jon Hansen, Jorge Prendas, Cláudio Moreira e Vítor de Faria.
Gravou os CDs Trompas Lusas (2012) e The Eternal City (2016), ambos com peças do repertório mais tradicional para a formação assim como obras em estreia mundial. O quarteto tem sido especialmente elogiado pela crítica.