Alvadia
Situada na serra do Alvão, zona montanhosa de baixo relevo, marcada pelas deslumbrantes paisagens oferecidas pelo rio Póio, esta freguesia é constituída pelas aldeias de Alvadia, Lamas e Favais.
Estas aldeias possuem características da serra do Alvão de que são bons exemplos as casas (poucas) com telhado de colmo e a uma vivência de montanha muito característica. A vegetação é rasteira, e a cor roxo-rosa das urzes é a que predomina. Toda a serra é usada para pastoreio de gado caprino e ovino.
Esta freguesia passou a fazer parte do concelho de Ribeira de Pena quando o município de Cerva foi extinto.
Para mais informações visite o site da Junta de Freguesia de Alvadia: http://alvadia.jfreguesia.com/
A Freguesia de Santa Marinha esteve desde sempre vinculada ao concelho de Ribeira de Pena e já aparece referenciada como tal nas inquirições de 1220. É constituída pelas seguintes localidades: Abelheira; Aldeia do Ouro; Boavista; Capão; Gardunho; Choupica; Cruz; Ferreiros; Fonte do Mouro; Fragalhinha; Granja Nova; Granja Velha; Lamedo; Lomba; Melhe; Ouro; Paçô; Padrozelos; Seixas; Stª Marinha; Simães; Sobrado; Sobrado Velho; Tuande; Venda Nova e Viela.
Tem como padroeira a Senhora da Guia que é também padroeira do concelho. Esta freguesia situa-se junto ao rio Tâmega e o seu território é misto, isto é, tem uma parte montanhosa que faz lembrar a proximidade das serras do Barroso e uma outra, mais amena e fértil que se localiza nas margens do rio. A principal actividade económica é a agricultura embora os rendimentos retirados da exploração florestal também sejam significativos. Durante muitos anos explorou-se também ouro e estanho. É uma freguesia onde existe um número considerável de Solares e Casas Senhoriais.
Para mais informações visite o site da Junta de Freguesia de Santa Marinha: http://jfsantamarinha.pt/
A freguesia de Canedo é a mais afastada da sede de concelho situando-se a Nordeste, isto é, já na região de Barroso. É constituída pelas aldeias de Canedo, Penalonga, Seirós e Alijó.
Canedo é a mais recente freguesia do concelho, apenas há cerca de 100 Anos é que foi integrada no concelho de Ribeira de Pena, até então pertencia ao concelho de Boticas.
Para mais informações visite o site da Junta de Freguesia de Canedo: http://canedo.jfreguesia.com/
A freguesia de Cerva, outrora concelho constituído pelas freguesias de Cerva, Limões e Alvadia suprimido em 1853, uniu-se recentemente à freguesia de Limões formando a União de freguesias de Cerva e Limões.
Esta união, sediada em Cerva, junta assim as inúmeras povoações de Cerva, nomeadamente, Adoria, Agunchos, Alvite, Asnela, Barreiro, Cabo da Costa, Cabriz, Casas Novas, Cerva, Eirinha da Lomba, Escoureda, Formoselos, Mourão, Outeirinho, Penaformosa, Quintela, Rio Mau, S. João, Seixinhos e Feira da Lomba à povoação de Limões, Azeveda, Cadaval, Tojais e Macieira.
A povoação de Limões está classificada como Conjunto Arquitectónico de Interesse Público. As ruas são ladeadas por casas de granito e vários relógios de sol marcam presença. A maior parte das suas construções datam do séc. XVIII. Aqui podemos encontrar peças do mais belo artesanato em linho.
A paisagem é caracterizada pela serra em que se situa e no alto impõe-se a Igreja de S. João Baptista e um bonito Cruzeiro da Independência.
O território desta freguesia estende-se pelos contrafortes da serra do Alvão e da Ordem e é percorrida pelos rios Póio e pelo Louredo, afluente do rio Tâmega.
Para mais informações visite os sites:
http://www.cerva.freguesias.pt/
http://limoes.jfreguesia.com/
União de freguesias de Salvador e Santo Aleixo de Além-Tâmega
Desde que existe o Município de Ribeira de Pena que a sua sede se localizava na freguesia de Salvador, inicialmente com o nome de Concelho e mais tarde transferida para o largo do pelourinho na Venda Nova onde se manteve até 1932.
Actualmente, o ponto central é o aglomerado que se concentra à volta da Igreja Matriz do Divino Salvador e as freguesias de Salvador e de Santo Aleixo de Além-Tâmega deram origem à União de freguesias de Salvador e Santo Aleixo de Além-Tâmega.
Trata-se de uma freguesia muito vasta que se estende pelos montes que a rodeiam e também pelo vale do Tâmega e engloba as povoações de Balteiro, Bacelar, Bustelo, Caminho, Cavalinho, Concelho, Brunhedo, Daivões, Escarei, Friúme, Fontes, Portela de Santa Eulália, Póvoa, Reboriça, Ruival, Santa Eulália, Senra, Trofa, Vilarinho, Santo Aleixo, Bragadas e Manscos.
O território Santo Aleixo de Além-Tâmega, nome advindo da localização e do Orago, situa-se num vale fértil do rio Tâmega, o que faz com que a actividade agrícola seja a predominante e as populações aí se fixassem. Existem muitas propriedades ricas e abundantes em vinho, milho e gado.
Quando as águas do rio Tâmega subiam e se enfureciam, as aldeias de Stº Aleixo, Bragadas e Manscos ficavam isoladas pois era impossível passar de barca ou pelos ponderados. A necessidade fez com que em 1913 se construísse a ponte pênsil ou de arame que foi desactivada a partir de 1963, data em que foi inaugurada a actual ponte.
O conhecido escritor do século XIX, Camilo Castelo Branco, está profundamente ligado ao concelho de Ribeira de Pena, onde residiu em pequeno, e escolheu a aldeia de Santo Aleixo de Além Tâmega como cenário para a fábula novelesca de Maria Moisés.
Para mais informações visite o site: http://www.freguesia-rpena-salvador.pt/