Além da sua riqueza natural, Ribeira de Pena possui elementos patrimoniais que percorrem várias épocas da história: as gravuras de Lamelas, as pontes românicas, o Pelourinho de Cerva, a Igreja Matriz de Salvador, a Capela de Nossa Senhora da Guia ou a Ponte de Arame são alguns dos monumentos que merecem ser visitados e apreciados.
A tudo isto acresce um interessante conjunto de museus que engloba o Museu Etnográfico da Venda Nova e Casa da Cultura - Museu da Escola. Em Friúme, é ainda possível visitar a casa onde Camilo Castelo Branco viveu durante a sua passagem por Ribeira de Pena, na juventude. O Município de Ribeira de Pena tem dinamizado várias ações com o objetivo de perpetuar a memória cultural e patrimonial em torno do tão aclamado escritor português, Camilo Castelo Branco.
Na freguesia de Cerva e Limões, encontra-se a Casa do Minério – Museu do Volfrâmio e o Centro de Interpretação - Museu do Linho dedicado à produção artesanal do linho, produto que dá mote ao maior evento concelhio: a Feira do Linho.