O AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a Sociedade Internacional de Hidrologia Médica e Climatologia e a Associação de Termas de Portugal, organizou o “AQUAFORUM – European Mineral Water Research, Innovation and Valorisation Forum”, nos dias 18 e 19 de junho.
O evento, que decorreu no Vidago Palace Hotel e no Hotel Casino Chaves, foi dedicado à discussão científica e técnica em torno da temática da utilização da água mineral como recurso endógeno essencial para o desenvolvimento e sustentabilidade territorial.
João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, esteve presente no evento e interveio no discurso de abertura ao lado de Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Nuno Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Orlando Rodrigues, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança e a Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa.
Para João Noronha “a valorização da água como produto endógeno é uma riqueza que não podemos desperdiçar”. “Temos qualidade de vida, rivalizamos com grandes centros e a fixação das pessoas na nossa região é uma das principais preocupações dos autarcas do alto Tâmega” referiu.
Esta iniciativa contou com a presença de múltiplos peritos nacionais e internacionais com o objetivo de tornar possível a criação de uma rede europeia dedicada à investigação, inovação e valorização da água mineral.
Participam no projeto, para além de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia, Hungria, Islândia, República Checa, Eslovénia, Sérvia, Bulgária, Países Baixos, Turquia, Grécia, Roménia, Lituânia, Chipre e Eslováquia.