A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) concessionou o serviço de transportes públicos de passageiros a uma empresa espanhola por um investimento de cerca de seis milhões de euros, por um período de sete anos.
A assinatura do contrato para a concessão do serviço decorreu na sede da CIMAT, em Chaves. Este é o primeiro contrato assinado pela empresa Flaviamobil em Portugal.
A rede de transportes vai servir todo o território, o serviço funcionará de forma supramunicipal e estará articulado com os transportes escolares.
O contrato, que será agora remetido para o Tribunal de Contas, resulta do concurso público internacional que a CIMAT lançou, em novembro de 2021, enquanto Autoridade de Transportes.
As linhas estão definidas no caderno de encargos e a frota da empresa ultrapassará os 70 autocarros, com algumas viaturas mais pequenas em função da orografia do território.
O contrato inclui as linhas regulares, não se prevendo extinção em relação ao que existe atualmente, mas não está colocada de parte a possibilidade de, se assim se justificar, serem introduzidos transportes flexíveis.
A rede de transportes do Alto Tâmega abrange os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.