Cerca de uma centena de pessoas participaram no workshop “Os Desafios dos Incêndios Rurais numa Perspetiva Local” promovido pelo Município de Ribeira de Pena, em parceria com o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UP), que decorreu no dia 23 de novembro, data em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone.
A ação realizou-se no Auditório Municipal de Ribeira de Pena e contou com um painel multidisciplinar de oradores oriundos do CEGOT-UP, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS-GNR), da Agência de Gestão Integrada de Incêndios Rurais (AGIF), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).
Os temas que foram sendo apresentados mereceram bastante atenção e discussão por parte dos participantes, dadas as características sociais e florestais do concelho de Ribeira de Pena e da região, que se refletem no risco de incêndio rural.
No âmbito do evento, o Comando Distrital das Operações de Socorro de Vila Real mobilizou para o concelho a Viatura de Comando e Comunicações (VCOC) para exposição aos participantes. Esta viatura é concebida para a montagem de Postos de Comando Operacional em teatros de operações com maior complexidade. Foi também possível ver o novo trator que vai operar nos espaços florestais do concelho de Ribeira de Pena.
Esta iniciativa desenvolveu-se no âmbito do projeto científico AVODIS - “Compreender o contexto social do Portugal rural para implementar ações sociais de modo a prevenir incêndios catastróficos” do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Porto apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).