Para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, o Município de Ribeira de Pena promoveu um exercício à escala real onde testou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria com os Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, os Bombeiros Voluntários de Cerva, o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Ribeira de Pena, o Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Oficina de Expressão Dramática do CLDS “4G Sol Nascente”.
O cenário teve como base um incêndio urbano com início na Casa da Cultura-Museu da Escola, no centro da vila de Salvador, com duas vítimas no interior e doze vítimas que conseguiram sair pelos próprios meios.
No terreno houve necessidade de evacuar o edifício, resgatar vítimas, efetuar a assistência pré-hospitalar, prestar os primeiros socorros psicológicos, extinguir o incêndio, defender exposições e efetuar condicionamentos de trânsito. Na Praça do Município estabeleceram-se o Posto de Comando e o Posto de Triagem pré-hospitalar.
Face à gravidade da situação e possíveis consequências na economia local, o Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
O exercício livex teve como objetivo testar a prontidão dos meios operacionais de socorro, treinar estratégias de combate a incêndios em edifícios (e a sua evacuação), e promover a colaboração e coordenação entre os diversos agentes de proteção civil.