De 4 a 6 de agosto teve lugar, em Ribeira de Pena, a vigésima terceira edição da Feira do Linho – Mostra de Produtos Locais.
A cerimónia oficial de abertura decorreu, como habitual, no salão nobre dos Paços do Concelho, no dia 4 de agosto, e contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
No seu discurso, na sessão oficial de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, referiu que “a nossa história é a base do nosso futuro. Tradição e inovação é o binómio que mantém viva esta memória ancestral, o nosso artesanato em linho e que volta a ganhar importância na economia local e na projeção do nosso concelho”, salientou.
João Noronha aproveitou a presença da Secretária de Estado para acrescentar que “estamos a dar provas que em Ribeira de Pena é possível fazer uma gestão mais equitativa e ajustada às necessidades das populações para o desenvolvimento do território”.
A Secretária de Estado, Isabel Ferreira, elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido em Ribeira de Pena e sublinhou que “o interior é, neste momento, a nova prioridade do país”. Isabel Ferreira realçou ainda que a importância e o impacto que este tipo de certames têm na valorização e divulgação dos produtos endógenos dos territórios, realçando que “uma das medidas e estratégias do Governo passa por apoiar o interior do país, através da descentralização de competências, o que contribui naturalmente para uma maior coesão territorial”, finalizou a Secretária de Estado.
Milhares de visitantes passaram pela feira durante os tês dias em que decorreu o certame e tiveram oportunidade de apreciar e comprar produtos de artesãos, produtores locais e empresários da região.
Esta edição foi animada pela atuação de diversos grupos musicais do concelho e do País.
O evento, que vai já na XXI edição, pretende valorizar o linho, mas também outros produtos locais, entre eles gastronomia e artesanato.
A XXIII Feira do Linho foi organizada pelo Município de Ribeira de Pena em colaboração dos Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega (EHATB).