Com o firme propósito de aprimorar as condições de vida de seus munícipes, o Município de Ribeira de Pena obteve a aprovação da sua candidatura no Plano Recuperação e Resiliência (PRR), destinado ao programa Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, para a obra de requalificação do edifício que abrigava a antiga sede dos escuteiros localizada na Rua da Igreja de S.Pedro, na União de Freguesia de Cerva e Limões, no concelho de Ribeira de Pena.
Este projeto ambicioso visa transformar o espaço para atender as necessidades de alojamento urgente e temporário, proporcionando acomodações para o máximo de 10 pessoas.
A falta de estruturas capazes de responder a necessidades urgentes de alojamento é particularmente evidente em situações como catástrofes naturais, incêndios, pandemias, casos de violência doméstica e situações de desalojamento devido à precariedade e insegurança extrema do local de residência.
A reabilitação da antiga sede dos escuteiros de Cerva, edifício pertencente ao património da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, representa um passo significativo na criação de uma resposta estruturada às necessidades urgentes de alojamento. O espaço será especialmente destinado a eventos imprevisíveis ou excecionais, oferecendo um refúgio temporário para pessoas em risco iminente de ficar sem habitação.
O programa de alojamento urgente disponibilizará acomodações variadas para atender às diferentes necessidades dos beneficiários, no piso 0 serão disponibilizados 2 quartos individuais com casa de banho privativa e outros 2 quartos com casa de banho partilhada. No piso 1 estarão disponíveis 2 quartos, um quarto single e o outro quarto duplo, ambos com casa de banho individual.
Além disso, os residentes terão acesso no piso 2 a uma cozinha totalmente equipada, sala de convívio, áreas de arrumos e um pátio, proporcionando um ambiente acolhedor e funcional.
No piso 3, serão disponibilizados mais 2 quartos, um quarto single e outro duplo, ambos com casa de banho individual.
Para o Presidente João Noronha, “a reabilitação deste espaço demonstra o nosso compromisso em encontrar soluções práticas para desafios sociais urgentes. Este alojamento emergencial será vital para aqueles que se encontram em situações de risco iminente de ficar sem habitação, seja devido a catástrofes, situações de violência doméstica ou outras circunstâncias excecionais. Esta requalificação é um testemunho do nosso compromisso com o bem-estar dos ribeirapenenses, estamos determinados em continuar a trabalhar para enfrentar os desafios sociais com soluções inovadoras e centradas nas necessidades da nossa comunidade.”
A conclusão deste projeto que visa um investimento de 560.189.81 euros, marca um passo significativo na capacidade de resposta às emergências habitacionais, oferecendo não apenas abrigo, mas também um espaço digno e seguro para aqueles que se encontram em situações vulneráveis.