No dia 16 de agosto, Ribeira de Pena celebrou o Dia do Município e o Dia do Emigrante.
A Festa do Emigrante é uma forma de agradecer e prestar homenagem por parte do executivo municipal a todos os emigrantes que todos os anos regressam à sua terra natal para passar férias com as suas famílias.
No seu discurso, o Presidente da Câmara, João Noronha, expressou o seu agradecimento a todos os emigrantes que, mesmo vivendo no estrangeiro, nunca esquecem as suas raízes e regressam todos os anos a Ribeira de Pena, trazendo vida e alegria às casas e aldeias do concelho.
Aproveitando a ocasião, João Noronha informou os Ribeirapenenses sobre algumas das conquistas alcançadas pelo executivo municipal. Entre estas, referiu que Ribeira de Pena conquistou o 3º lugar no ranking, entre os 86 municípios que compõem a região Norte, na captação de fundos da União Europeia, destinados ao financiamento de projetos de desenvolvimento local. Acrescentou que está a avançar a bom ritmo a construção dos lares de Santa Marinha e Santo Aleixo de Além Tâmega, com o intuito de apoiar a população idosa, na prestação de cuidados e tratamento digno. Mencionou que ampliação da Zona Industrial da Portela de Santa Eulália ao atrair novas empresas, vai assegurar criação de novos empregos e, por sua vez, a fixação dos jovens no concelho. Referiu também que foi concluído o loteamento das Boucinhas, criado para apoiar as famílias desalojadas por consequência da construção da barragem. Salientou que estão em curso as obras referentes ao 1º Direito – programa de apoio de acesso à habitação do PRR, que visam beneficiar habitações dos agregados sinalizados, de forma a garantir uma melhoria significativa nas condições de vida, conforto e bem-estar dos mesmos. Ainda na área da habitação, João Noronha, sublinhou que o Município tinha conseguido um financiamento de cerca de 24 milhões de euros, para aplicar na construção de habitações nas localidades de Canedo e de Cerva.
Referiu também as obras de restauro em curso na Igreja Matriz do Divino Salvador, destacando a importância desta intervenção para a preservação do património local.
O Presidente da Câmara Municipal, terminou o seu discurso com um agradecimento final aos emigrantes.
Este ano, como é tradição, o Município de Ribeira de Pena organizou uma tarde de animação, que contou com a atuação do Duo Samuel e Rafaela e um lanche-convívio na Praça do Município.
Este evento, para além de homenagear os emigrantes, tem como objetivo promover um momento de partilha e convívio entre todos.