A construção do edifício da Habitação Social, situado na sede do Município encontra-se atualmente na fase final. Esta intervenção resulta de uma candidatura aprovada ao abrigo do programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento total de 1.280.428.03 euros.
O projeto visa responder às necessidades habitacionais de famílias em situação de vulnerabilidade.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, “a habitação é um direito fundamental e uma base essencial para o bem-estar, a dignidade e a estabilidade das famílias. Em Ribeira de Pena, temos assumido com responsabilidade e determinação o compromisso de garantir que todos os nossos munícipes tenham acesso a condições de vida adequadas. A construção deste novo edifício de habitação social, representa um passo decisivo nesse caminho. Este projeto foi pensado para dar uma resposta concreta às famílias que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. Esta obra é também um sinal claro de que estamos a construir um concelho mais justo, mais inclusivo e mais humano.”
Esta iniciativa constitui um importante passo na concretização da estratégia municipal para a habitação, refletindo o firme compromisso da autarquia em garantir condições de vida dignas e justas para todos os munícipes.
Este edifício multifamiliar com dois pisos será composto por 10 unidades habitacionais, distribuídas em diversas tipologias, nomeadamente em cinco unidades T1, uma unidade T2 e quatro unidades T3.