A Academia das Artes de Ribeira de Pena - Banda Filarmónica arrancou, no dia 24 de janeiro, com uma reunião que juntou professores, pais e alunos, no Auditório Municipal.
Este projeto, que pretende aumentar a oferta educativa e cultural dos Ribeirapenenses, foi apresentado pelo Presidente da Câmara João Noronha e pelo Maestro Nuno Osório que será o diretor pedagógico da Escola de Música e o diretor musical da Banda Filarmónica.
Promover a formação cultural, musical e social dos alunos é o principal objetivo da Academia das Artes de Ribeira de Pena que, para já, vai incluir a Escola de Música e a Banda Filarmónica.
A Academia das Artes está aberta a todos os interessados, independentemente da sua faixa etária, que podem inscrever-se, no Gabinete de Apoio à Presidência, na Câmara Municipal e na Casa da Torre, em Cerva.
As aulas (de instrumento e teoria) vão decorrer no Auditório Municipal:
- às quartas das 18:30h às 21.00h.
- aos sábados das 09.00h ao 12:15h.
(Para já, os instrumentos disponíveis são a flauta, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompa, trompete, trombone, eufónio, tuba e percussão)
A Academia de Artes e Ciência é parte integrante do projeto - Aprender dá Gosto - apoiado pelo NORTE 2020, instrumento financeiro de desenvolvimento regional do Norte de Portugal, gerido pela CCDR-N, que neste quadro tem verbas alocadas aos domínios educação e aprendizagem ao longo da vida. Este projeto obteve um financiamento no montante de 136.310,14€, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.