O Município de Ribeira de Pena comemorou o 44º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.
O programa começou com um serão cultural, no dia 24 de abril, que incluiu a apresentação da peça de teatro “À manhã”, no Auditório Municipal.
No dia 25, a Praça do Município acolheu a Formatura e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena que acompanharam o hastear da Bandeira Nacional.
De seguida, realizou-se, no salão nobre, a sessão solene da Assembleia Municipal. No seu discurso, o Presidente da Assembleia, António Rodrigues, referiu que era urgente e necessário continuar a cantar e a viver "Abril", para ter uma sociedade mais fraterna justa e próspera.
Por sua vez, o Presidente da Câmara, João Noronha, destacou os progressos verificados, nas últimas décadas, em Portugal, ao nível do acesso à saúde, à justiça, à habitação, à educação, da igualdade de oportunidades, de direitos e deveres. Ao mesmo tempo, o edil referiu o papel dos autarcas no desenvolvimento sustentável dos seus territórios, destacando a importância de uma gestão financeira rigorosa, orientada para o serviço público e para a satisfação das necessidades da população, de modo a alavancar o desenvolvimento do concelho sem comprometer as gerações vindouras, salientando, ainda, a necessidade de ouvir e envolver as comunidades locais nos projetos de maior relevância para o concelho.
O final da cerimónia foi embelezado com uma largada de balões dinamizada pelos escuteiros do Agrupamento 540 de Cerva.
Em paralelo com as comemorações do 25 de abril, decorreu o Encontro Regional de Vila Real de Gira-Vólei.