No dia 6 de junho, foi apresentada em Ribeira de Pena a primeira plataforma (HUB) de Turismo de Natureza em Portugal, com o objetivo de aumentar a estada média do turista e combater a sazonalidade no Norte.
Esta plataforma logística foi lançada pelo consórcio “Norte Natural” que engloba o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, as várias comunidades intermunicipais da região, associações de desenvolvimento e empresas de animação turística.
No seu discurso, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira salientou que “o turismo de natureza é um dos principais produtos estratégicos do território”.
De acordo com Artur Cardoso, presidente da Cooperativa de Turismo de Natureza (TNCOOP), o “HUB é o resultado de uma estratégia regional” que “visa potenciar os parques e áreas naturais” e “colocar em evidência os grandes recursos naturais que o território tem”.
O Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, na apresentação da Plataforma sublinhou que o “turismo de natureza e aventura é hoje um dos cartões-de-visita mais forte do concelho de Ribeira de Pena, responsável pelo fluxo de milhares de turistas a esta terra, contribuindo significativamente para a dinamização da economia local e para a divulgação de outros recursos endógenos e dos produtos locais”.
Segundo um estudo feito pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, 35% das pessoas que viajam para este destino procuram atividades ligadas ao setor da natureza.