A Feira do Linho de Ribeira de Pena comemorou 20 anos, e ficou demonstrado que ainda é possível inovar, fazer mais e melhor.
A edição deste ano começou com um desfile, no dia 2 de agosto, que teve como mote “O Linho está na Moda”.
A abertura do certame realizou-se, no dia 3, com a sessão solene que contou com a presença de Miguel Freiras, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. O governante sublinhou que “o interior era a nova prioridade do país” e, neste sentido, realçou a importância de eventos como a Feira do Linho como meio de dinamização deste território.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, destacou a necessidade de olhar para o linho como uma matéria-prima de elevada qualidade que deve ser posicionada com credibilidade no mercado, indo ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores. O edil salientou ainda o impacto que a Feira do Linho tem na economia devido à visibilidade que dá aos produtos locais e ao concelho.
Na cerimónia foi ainda apresentado o livro “As Canções do Linho” que reúne um conjunto de temas dedicados à cultura e ao trabalho do linho recolhidos pelo Padre Joaquim dos Santos.
Além das tecedeiras, estiveram representados no certame dezenas de artesãos, produtores locais e empresários da região.
A vigésima edição da Feira do Linho contou com vários momentos de música e animação proporcionados pelos Grupos de bombos do concelho, pelo Grupo de Cavaquinhos de Ribeira de Pena, pelo Grupo “Os Apimentados”, pelo Grupo de Cantares “Os Artesãos da Trofa”, pelo Rancho de S. João Batista de Cavez e pelo Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro.
Em sintonia com as Festas da Vila, atuaram, no palco principal, Johnny Abreu, Némanus e David Carreira.
Este evento foi organizado pelo Município de Ribeira de Pena e pelos EHATB.