O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, assinou, no dia 2 de maio, o auto de consignação para a obra de execução de saneamento básico de Penalonga, dando continuidade ao plano de ampliação da rede de saneamento.
Trata-se de uma intervenção visa evitar a contaminação do solo e dos recursos hídricos, contribuindo para a proteção do ambiente e proporcionando uma melhoria da qualidade de vida dos residentes de Penalonga.
Os trabalhos contemplam a construção de uma ETAR, uma infraestrutura que visa o tratamento adequado das águas residuais, para que seja libertado um efluente de elevada qualidade sem carga originária que polua o meio ambiente.
Prevê-se que esta obra que vai ser efetuada em Penalonga, na freguesia de Canedo, envolva um investimento de cerca de 350 mil euros, comparticipado em 85% pelo Fundo de Coesão (295.297,17€), sendo o restante montante suportado pelo orçamento municipal.
Com vista a melhorar a saúde pública e proteger o ambiente, o atual executivo municipal tem em curso cinco projetos de alargamento da rede de saneamento básico em vários pontos do concelho, que perfazem um investimento total de 1,7 milhões de euros. Estas obras desenvolvem-se no âmbito de cinco candidaturas ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.