Encerradas as contas referentes ao exercício orçamental de 2018, a Câmara Municipal apresentou o balanço da sua atividade à apreciação dos membros da Assembleia Municipal.
A situação financeira da autarquia era, em outubro de 2017, complexa e alarmante: a falta de dinheiro nos cofres municipais ameaçava paralisar a atividade dos serviços da autarquia e condenar, devido a atrasos nos pagamentos de faturas, muitas empresas locais à falência.
Na verdade, o ano de 2017 representou uma grande rutura com o caminho que até então estava a ser seguido no sentido do equilíbrio das finanças municipais, conforme os dados financeiros que constam no Relatório de Contas de 2017, aprovado pela Assembleia Municipal sob a presidência de António Rodrigues, em abril do ano seguinte (2018).
A gestão de tesouraria da Câmara Municipal, que representa a capacidade da autarquia em honrar os seus compromissos financeiros com os fornecedores e empreiteiros locais, degradou-se acentuadamente em 2017 comparativamente ao ano de 2016. Face a esta realidade, o atual executivo empreendeu um esforço de diminuição da dívida municipal, principalmente da dívida a curto prazo, com especial destaque para a dívida a fornecedores.
A ação firme e determinada deste executivo municipal sob orientação do Presidente João Noronha evitou que o concelho perdesse vários financiamentos de fundos comunitários, tendo apresentado diversos projetos a candidaturas durante o ano de 2018, cujas obras estão agora a arrancar no terreno por todo o concelho.
O edil João Noronha salientou, perante a Assembleia Municipal, que, por mais que alguém tente mascarar, deturpar ou negar a grave situação financeira em que se encontrava a autarquia aquando da tomada de posse deste executivo, em outubro de 2017, a verdade é que os números apresentados no Relatório de Contas de 2018 são verdadeiros e exemplarmente expressivos da gestão ruinosa realizada em 2017 e do trabalho de recuperação da saúde financeira da autarquia desenvolvido pelo atual executivo durante o ano de 2018. É esta a verdade dos números