AVISOS
O seu contributo para proteger a floresta do fogo baseia-se na adoção de algumas AÇÕES PREVENTIVAS, medidas de simples bom senso, sempre que haja risco de incêndio e sobretudo durante os períodos mais quentes e secos. Os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal. Constituem uma fonte de perigo para pessoas e bens, além de provocarem elevados danos ambientais. Nos dias mais quentes, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é maior. Aumente a sua atenção. Deve-se sempre respeitar a legislação vigente, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de janeiro, e ter especial cuidado com:
1 - Queimadas;
2 - Queima de lixos;
3 - Lançamento de foguetes;
4 - Utilização de fósforos e cigarros;
5 - Fogueiras;
6 - Piqueniques.
7 - Proteja a sua casa
CUIDADOS A TER:
1 - Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (1 a 2 metros).
2 - Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros.
3 - Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projectem sobre a cobertura.
4 - Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (1 a 2 metros).
5 - Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros.
6 - Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projectem sobre a cobertura.
7 - Conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação (para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para actuação dos bombeiros).
8 - Mantenha os sobrantes da exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para a cama dos animais, etc.) fora da faixa de 50 metros em redor da habitação.
9 - Mantenha as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação (a mais de 50 metros) ou em compartimentos isolados.
10 - Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação (a mais de 50 metros) ou em compartimento isolado.
11 - Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação.
12 - Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio.
13 - Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior.
Em caso de incêndio ligue 112 ou 117 (chamada gratuita)